Dentre a grande quantidade de pesadas e travadas IDE’s (como o NetBeans), para mim o ideal para programar (em PHP e JS) é usar algo um pouco mais simples. Até pouco tempo eu usava o Notepad++ no Windows e o Geany no Ubuntu.

Contudo encontrei uma nova opção que tem me agradado muito: o Sublime Text 2. Apesar de ser um programa pago você pode usar ele para avaliação por tempo indeterminado.

O Sublime Text 2 conta com recursos de autocompletar, uma gerenciador de projetos na lateral e vários tweaks interessantes, além da interface belíssima.

Configurando o programa

Arquivo de configurações do Sublime Text 2

Apesar de ser excepcional, o Sublime pode ser melhorado com algumas configurações simples. Para isso vá no menu Preferences e escolha a opção Settings - User. Se abrirá um arquivo de configurações no qual adicionando algumas linhas você pode melhorar alguns aspectos do programa.

Para aplicar as opções seguintes basta adicionar as linhas indicadas no arquivo. Se a linha não for a última do arquivo, ela deverá ser sucedida de uma vírgula.

Aumentar o espaçamento entre linhas

Para mim as linhas no Sublime são muito juntas, dificultando a legibilidade dos arquivos. Para isso adicione ao arquivo de configurações aa seguintes linha:

"line_padding_bottom": 1,
"line_padding_top": 1

Se você quiser mais espaçamento entre linhas, basta substituir o 1 por outro valor maior.

Destacar a linha atual

Esta configuração destaca a linha em que o cursor se encontra com uma cor sutilmente diferente das demais, facilitando a edição dos arquivos. A seguinte linha habilita essa opção:

"highlight_line": true

Tamanho da fonte

Eu também prefiro que a fonte do Sublime seja maior, para facilitar a leitura. Use essa linha para habilitar essa opção:

"font_size": 11.0

Você pode também nesse caso escolher um outro tamanho específico para a fonte.

Color Scheme

Apesar de os color schemes padrão do Sublime serem ótimos eu prefiro usar o Osmosis.

Sublime Text 2 com o color scheme Osmosis

Para usá-lo, baixe-o e coloque o arquivo do tema e coloque-o (descompactado) na pasta Packages/Color Scheme - Default do Sublime. Essa pasta pode ser aberta pelo menu Preferences, item Browse Packages..., indo para a subpasta Color Scheme - Default.

Para habilitá-lo, vá no menu Settings, submenu Color Scheme e selecione o Osmosis.

Finalizando

Essas são as configurações que eu fiz no Sublime Text 2 e me ajudaram a melhorar minha produtividade com o programa.

E você, quais as configurações que você recomenda para o Sublime?