O SubRip Text (SRT) é o mais básico dos formatos de legenda para vídeos. No entanto, uma dúvida comum é como utilizar legendas neste formato em combinação com um vídeo. Para isso é necessário um player de mídia com suporte ao SRT. O exemplo mais comum é o VLC.

O VLC pode ser instalado em praticamente todos os sistemas operacionais desktop e mobile. No Ubuntu podemos instalá-lo pelo comando:

sudo apt install vlc

No Windows o VLC pode ser baixado através do site oficial. No Android o programa está disponível na Play Store.

Uma vez que o VLC foi instalado, o vídeo e a legenda devem ser colocadas na mesma pasta, com o mesmo nome (exceto pela extensão). Por exemplo, o vídeo filme.mp4 deve ter como legenda filme.srt. Assim o VLC irá carregar a legenda automaticamente quando o vídeo for aberto.

O VLC também permite colocar a legenda (já com o mesmo nome que o vídeo) dentro de uma basta Subtitles no mesmo diretório que o arquivo de vídeo ou até mesmo carregar manualmente uma legenda com o nome diferente.

Sincronizando legendas

Ocasionalmente, a legenda não está perfeitamente sincronizada com o arquivo de vídeo. O VLC oferece a opção de adiantar o atrasar a legenda manualmente com o seguntis atalhos:

  • g caso a legenda esteja à frente do vídeo;
  • h caso a legenda esteja atrás do vídeo.

Caso se queira salvar as alterações permanentementes na legenda – ou usar opções de sincronização avançadas – existem programas apropriados, como o Gaupol.