Este tutorial foi escrito há quatro anos. Desde então foram lançadas novas versões dos programas mencionados e alguns comandos aqui listados podem ter se tornado obsoletos. Prefira as versões mais recentes e proceda com cautela.

Este post encerra uma série de quatro tutoriais que juntos formam um guia que permitirá que ao seu fim se tenha um desktop Ubuntu 12.04 estável e rápido, com XFCE como ambiente gráfico padrão e todos os programas necessários para um usuário normal possa usufruir do sistema.

Este guia consiste nas seguintes partes:

Se você não conhece o Ubuntu, se informe mais sobre este incrível sistema operacional aqui.

Lembre-se que este é um tutorial com fins meramente informativos sem nenhuma garantia.

Introdução

Tal qual nas outras partes do guia, este tutorial exige uma uma conexão com a internet ativa, além de alguns conhecimentos básicos de Ubuntu e Linux de modo geral.

É altamente recomendado também que você tenha seguido as partes 2 e 3 deste guia. Se você não tem XFCE instalado vá para a parte 2 e o instale. Depois faça login novamente pela “Sessão do XFCE”.

Se você seguir todos os passos deste tutorial o resultado final será algo como o visto neste tema, porém com um wallpaper alternativo, como na imagem abaixo:

A partir das informações que vou passar para montar esse ambiente, você poderá personalizar o XFCE da maneira que desejar.

Compositor

Antes de começar a personalizar o XFCE devemos ativar os efeitos do “compositor”. Esta é uma tarefa simples, basta pressionar Alt + F2 e colar o seguinte texto: xfwm4-tweaks-settings. Na janela que se abrir, na guia “Compositor”, habilite todas as opções, como na imagem:

Wallpaper

O primeiro passo para a personalização de qualquer ambiente gráfico de qualquer sistema operacional é escolher um bom wallpaper.

Para ter boas imagens para plano de fundo de seu XFCE recomendo os seguintes sites:

Neste tutorial será usado o seguinte wallpaper:

Para alterar o wallpaper clique com o botão direito na área de trabalho e depois em “Configurações da área de trabalho”. Na aba “Plano de fundo” clique no botão de adicionar (o circulado em vermelho na imagem, o ícone pode variar segundo o tema) e navegue até seu o seu wallpaper e o abra.

Mantenha a janela aberta para o próximo item.

Ícones da área de trabalho

Na aba “Ícones” você pode personalizar quais ícones e como eles aparecerão na sua área de trabalho.

Eu prefiro que a área de trabalho se mantenha limpa, sem nenhum ícone, como na imagem abaixo, mas isso varia segundo o gosto pessoal do usuário.

Painel superior

O XFCE vem por padrão com dois painéis, um superior e outro inferior. Por padrão o painel superior vem com ícones de notificação, menus e gerenciador de janelas. Mas é possível personalizá-lo e escolher os ícones que você desejar.

Para abrir as configurações do painel, clique sobre ele com o botão direito e no menu “Painel” escolha “Preferências do painel”. Uma janela como a abaixo se abrirá:

Nesta tela você poderá escolher opções de comportamento do painel assim como o tamanho. Recomendo que deixe como na imagem acima.

Na guia “Aparência” você poderá escolher uma cor (ou imagem) de fundo para o painel, assim como opções de opacidade e transparência do fundo (alfa).

Na guia “Itens” você pode personalizar um por um todos os itens do painel. Para ter um painel como o meu deixe os itens como na imagem:

Vale dizer que a maioria dos itens tem opções de personalização próprias, que você pode modificar. Os itens também podem ter a sequência modificada.

Painel inferior e Docky.

Existe ainda o painel inferior, que por padrão exibe atalhos para aplicativos. Se você não estive vendo o painel inferior ele está configurado para ocultar-se automaticamente, bastando arrastar o mouse para a parte inferior da tela para que ele apareça.

Embora seja leve e funcional na visão de alguns usuários, o painel inferior não atende as minhas necessidades. Prefiro substituí-lo por uma opção mais completa e com mais efeitos, o Docky.

Antes de instalar o Docky é recomendado excluir o painel inferior. Para isso clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse e abra as “Preferências do painel” no item “Painel”. Agora basta excluir o mesmo como na imagem:

Agora para instalar o Docky use o seguinte comando:

sudo apt-get install docky

Para iniciar o programa pressione Alt + F2, digite docky e aperte Enter.

Agora com o Docky aberto clique no primeiro item e marque a opção “Iniciar quando usuário se conectar”.

Tema

Antes de alterar o tema vamos antes baixar mais opções. Você encontra os melhores temas nos seguintes sites:

O ambiente de trabalho aqui representado usa dois temas o Sky e o Elementary (para as janelas).

Após baixar os temas que você deseja você deve extraí-los e mover a pasta do tema para uma pasta oculta em sua pasta pessoas chamada “.themes”. Se essa pasta não existir, você deve criá-la.

Após mover os temas para essa pasta abra a opção “Aparência” no item “Configurações” do menu de aplicativos. Agora basta selecionar o seu tema.

Para alterar também o tema da moldura das janelas, escolha a opção “Gerenciador de Janelas” no mesmo menu.

Na mesma janela você pode personalizar a sequência dos botões de ação das janelas e outras opções.

Ícones

Assim como no caso dos temas, os melhores pacotes de ícones para Ubuntu você deve baixar de sites como estes:

Para alterar o set de ícones você deve seguir primeiramente extrair o pacote e movê-lo para a pasta oculta “.icons”. Também em sua pasta pessoal.

Para escolher estes ícones você deve abrir o mesmo item “Aparência” da seção anterior, e ir na aba “Ícones”.

Outras configurações

O XFCE oferece um grau altíssimo de personalização, impossível de ser detalhado em todas as suas opções neste guia. Para pode personalizar mais a fundo o seu XFCE use o “Gerenciador de configurações”, presente no menu “Configurações” do menu de aplicativos.

Lembre-se também que cada aplicativo também tem suas próprias opções de personalização.

Considerações finais

Chegamos ao fim de nossa jornada. Espero que agora você já possa desfrutar de um sistema operacional leve, rápido, funcional e customizado.