Este tutorial foi escrito há quatro anos. Desde então foram lançadas novas versões dos programas mencionados e alguns comandos aqui listados podem ter se tornado obsoletos. Prefira as versões mais recentes e proceda com cautela.

Este post continua a série de quatro tutoriais que juntos formam um guia que permitirá que ao seu fim se tenha um desktop Ubuntu 12.04 estável e rápido, com XFCE como ambiente gráfico padrão e todos os programas necessários para um usuário normal possa usufruir do sistema.

Este guia consiste nas seguintes partes:

Se você não conhece o Ubuntu, se informe mais sobre este incrível sistema operacional aqui.

Lembre-se que este é um tutorial com fins meramente informativos sem nenhuma garantia.

Preparação do ambiente

Esse tutorial presume que você tenha conhecimentos básicos sobre Ubuntu e uma conexão com a internet ativa. Se você precisa de ajuda para começar no Ubuntu, sugiro o Guia do Iniciante.

Da mesma forma é altamente recomendado que você já tenha seguido a parte 2 do tutorial, que envolve as atualizações de programas e as optimizações do Ubuntu.

Instalador de arquivos .deb: Gdebi

Por padrão o Ubuntu usa a Central de Programas para abrir os arquivos .deb que precisamos instalar em nosso Ubuntu. A Central de Programas é otima para descobrir novos softwares nos repositórios, mas para instalar arquivos .deb o ideal é usar um programa leve como o Gdebi.

Para instalar o Gdebi insira o seguinte comando em uma janela do terminal:

sudo apt-get install gdebi

Gerenciador de arquivos: Pantheon Files

Apesar de estar em fase de testes o Pantheon Files, gerenciador de arquivos padrão do Elementary OS, é o melhor em seu segmento.

Mais leve e funcional que Nautilus, Thunar e outros, o Pantheon Files pode ser instalado pelo seguinte comando no Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/daily
sudo apt-get update
sudo apt-get install pantheon-files

Gerenciador de login: GDM

O gerenciador de login padrão do Ubuntu, o Lightdm é pesado demais para um programa que só vamos utilizar na hora de fazer login.

A melhor alternativa ao Lightdm é o GDM.

sudo apt-get install gdm

Durante a instalação aparecerão duas perguntas. Na primeira basta dar Enter, na segunda selecione “gdm” com as setas e “Ok” com Tab.

Apesar do Firefox continuar ótimo, o Google Chrome se mostra uma opção muito mais completa, estável e principalmente rápido.

Para instalar o Google Chrome basta baixar um arquivo .deb, abrir o mesmo com o Gdebi e instalar. Para baixar basta acessar a página do Google Chrome e escolher a versão desejada.

Codecs e VLC

Apesar de já ter abordado essa questão na parte 2 do Guia, é importante lembrar que o Ubuntu não tem a maioria dos codecs importantes. O comando a seguir resolve essa situação e instala o VLC, o melhor player da atualidade:

sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree vlc

O comando é longo e sua execução pode ser demorada, mas é fundamental executar esse comando para ser capaz de abrir praticamente qualquer formato de arquivo de mídia.

Gerenciador de senhas: KeePassX

Hoje o principal método de autenticação usado na internet é o uso de senhas. Entretanto a maior parte das pessoas cria senha óbvias e pouco seguras. O KeePassX é um programa para você criar e gerenciar senhas longas e seguras.

Para instalar o KeePassX clique aqui ou então use o seguinte comando:

sudo apt-get install keepassx

Editores de imagens: GIMP e Inkscape

GIMP e Inkscape são respectivamente o melhor editor de imagens e o melhor software para desenhos vetorias presentes no Ubuntu.

Para instalar o GIMP em sua versão mais recente devemos usar esses comandos:

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt-get update
sudo apt-get install gimp gimp-plugin-registry

Já o Inkscape você pode instalar clicando aqui ou pelo comando:

sudo apt-get install inkscape

Compactador de imagens: Trimage

Um software fantástico que permite reduzir o tamanho de imagens sem reduzir a qualidade é o Trimage

sudo apt-get install trimage

Gerenciador de downloads: jDownloader

Para quem usa a internet para baixar arquivos de servidores como Mediafire, Bitshare e afins é necessário usar um bom gerenciador de downloads. O melhor para essa tarefa é o jDownloader.

sudo add-apt-repository ppa:jd-team/jdownloader
sudo apt-get update
sudo apt-get install jdownloader

Criador de DVD: DeVeDe

Para poder criarmos DVD’s com menus usando nossos arquivos de vídeo o melhor programa é o DeVeDe

sudo apt-get install devede

Impressora PDF: Cups-PDF

Esse simples programa permite que na hora de imprimir qualquer arquivo você o converta para PDF usando as opções “Impressora PDF” e “Imprimir para Arquivo”.

sudo apt-get install cups-pdf

Cliente torrent: Deluge

O melhor cliente torrent de todos é o uTorrent, mas este infelizmente não tem versão para Linux. Mas há uma opção do mesmo nível, o Deluge:

sudo apt-get install deluge

Limpeza do sistema: Bleachbit

O equivalente ao famoso CCleanner para Windows é o Bleachbit, que permite limpar seu Ubuntu de arquivos desnecessários.

sudo apt-get install bleachbit

Gerenciador de pacotes: Synaptic

Opção menos amigável mas mais completa à Central de Programas do Ubuntu.

sudo apt-get install synaptic

Leitor de Feeds: Liferea

Feeds RSS são uma das coisas mais práticas que existem. Eles permitem que você se mantenha atualizado com seus sites preferidos sem ter que abrí-los diretamente. O melhor programa dessa área para Ubuntu é sem dúvida o Liferea.

sudo apt-get install liferea

Lista de tarefas: Nitro

Para quem sempre tem muitas coisas para fazer nunca consegue se organizar não há programa melhor que o Nitro, um leve e excelente gerenciador de tarefas para Ubuntu:

sudo add-apt-repository ppa:cooperjona/nitrotasks
sudo apt-get update
sudo apt-get install nitrotasks

Considerações finais

Agora o seu Ubuntu já tem a maioria dos programas necessários, além de operar em um desempenho superior ao padrão. Tudo que falta agora é personalizá-lo, o que iremos fazer na parte 4.