Algumas vezes, quem tem muitos arquivos em um pendrive ou HD externo pode acabar sofrendo com problemas de links quebrados no Windows se essas unidades não tiverem sempre as mesmas letras para o seu caminho.

Alerta: Nunca mude a letra da unidade C: ou aquela em que o Windows está instalado e/ou que tenha programas instalados ou em execução.

Se um pendrive ou HD externo não está com a letra que você precisa, é possível mudar a mesma com a ferramenta de “Gerenciamento de Disco” do Windows1. Mas antes de usá-lo, você deve fechar qualquer programa ou processo que esteja usando a unidade que você quer mudar a letra.

Agora, para iniciar o “Gerenciamento de Disco”, abra o Painel de Controle, abra o item “Sistema e Segurança”. Então clique em “Criar e formatar partições do disco rígido”, como na imagem abaixo.

Print screen

A janela do “Gerenciamento de Disco” irá se abrir. Nessa janela clique sobre o botão direito na unidade ou partição que você quiser mudar a letra e selecione o item “Alterar letra de unidade e caminho”, como na imagem abaixo.

Print screen

Na janela que se abrir, selecione a letra da unidade e clique em “Alterar…”. Agora é só escolher a letra que representará o caminho da unidade e clicar em “OK”.

Print screen

Se aparecer alguma mensagem de confirmação, certifique-se de que você fechou todos os programas que estavam usando aquela unidade e tente novamente.

  1. Esse tutorial foi testado no Windows 7, mas deve funcionar de modo semelhante nas outras versões do sistema operacional da Microsoft.